Como o Natal está por vir, as ideias de decoração para mesa começam a pipocar. Para começar, quero propor uma bomboniere de crochê, ela deixa apresentação da mesa bem mais elegante. Ela também guarda algumas variações, você pode colocar fita vermelha para o Natal e pode trocar por fita dourada ou prata para as festividades de Ano Novo.

Não tenho gráfico, mas fiz um passo a passo com fotos porque tirei o modelo da bomboniere da minha mãe. Todo ano ela coloca uma desta para decorar a mesa da sala de jantar, em alguns anos ela coloca bombons, em outros nozes e castanhas.

Utilizei os materiais:

  • 1 cone de linha Ciganinha na cor branca (não utilizei ele todo);
  • agulha de crochê 1,5mm;
  • fita vermelha e fita dourada.

Executei da seguinte forma:

  • Anel central e 1ª carreira: fazer 5 correntinhas, fechar com um ponto baixíssimo, formando o anel central, então, fazer 3 correntes para subir e distribuir 15 pontos altos sobre o anel, fechar o círculo com um ponto baixíssimo;

  • 2ª carreira: fazer 1 ponto alto sobre cada ponto alto de base, mas os pontos altos devem ser intercalados por correntes, repetindo a sequencia 1 pontos alto + 1 corrente + 1 ponto alto por todo o círculo;

  • 3ª carreira: sobre cada corrente de base, fazer 2 pontos altos + 1 corrente + 2 pontos altos, repetir a sequencia por todo o círculo;

  • 4ª carreira: na corrente da carreira de base, fazer 2 pontos altos + 2 correntes + 2 pontos altos (nesta carreira é que iniciaremos a fileira de leques) + 1 corrente + 1 ponto alto + 1 corrente, repetir a sequencia por todo o círculo, o que totalizará 8 leques;

  • 5ª carreira: fazer 1 leque (2 pontos altos + 2 correntes + 2 pontos altos) sobre os leques de base e fazer um pontos alto sobre as correntes de base (que intercalam os pontos altos), o número de pontos altos vai aumentando a cada carreira.

Repetir a sequencia de leques sobre leques e pontos altos sobre correntes de base (com os devidos aumentos de pontos altos) até alcançar a 17ª carreira. Se você contar os pontos altos constantes entre os leques, cada sequencia deve contar com 14 pontos altos, ao final.

No meio do processo (11ª carreira), só pra notarem o aumento no número de pontos altos.

Somente no 1º círculo, após 17ª carreira, fazer um bico que consiste em:

  • 1ª carreira: fazer 1 leque (2 pontos altos+ 2 correntes + 2 pontos altos) dentro do leque da carreira de base + 1 corrente + 1 ponto baixo (na corrente da carreira de base) + 3 alça de 5 correntes ( sempre saltando 2 pontos altos e 1 corrente da base) + 1 ponto baixo (na corrente seguinte), então fazer 1 leque ( 1 ponto baixo + 1 corrente + 2 pontos altos + 2 correntes + 2 pontos altos + 1 corrente + 1 ponto baixo), localizada sobre a corrente central (8ª corrente), das correntes que intercalam a sequencia de pontos altos da base;

  • 2ª carreira: na parte do leque, fazer um ponto alto sobre o ponto baixo, sobre a corrente e sobre cada ponto alto, fazer 6 pontos altos sobre as correntes do centro do leque e fazer 2 alças (de 5 correntes) sobre as alças de base;

  • 3ª carreira: fazer, sobre o leque de base, pontos altos intercalados por picô (3 correntes, fechadas em anel por um ponto baixíssimo), entre os leques, fazer 1 alça de 5 correntes.

O 1º círculo, ao seu final, deve ficar da seguinte forma:

No total, devem ser feitos 3 círculos, conforme descrito acima, mas só o 1º deve ter o bico. O 2º, que é feito sem o bico, deve unir-se ao 1º pela borda, pelo centro dos leques.

O 3º círculo deve unir-se ao 2º pela corrente do centro da sequencia de pontos alto (8ª corrente) que há entre cada leque.

Ao fundo, uma manta que amo e que ganhei de minha madrinha. Certas coisas não tem preço…

Depois de finalizar cada círculo, lembre-se de arrematar a ponta do fio. Como usei este fio que é sintético, ele necessita de arremate com fogo. Já ensinei como faço no post do suplat com pedraria, clique aqui e veja.

Finalizado ele fica assim, parecendo um pão sírio, bem sem graça…

A mágica acontece quando você coloca a fita!

A fita é passada por trás de cada leque e puxada, para formar um círculo e amarrar pela frente, com um lacinho bem fofo!

Então as camadas se abrem e mostram as casinhas que você criou para cada bombom.

Fica o mais puro luxo! Sem contar que tem o plus de ter sido feito por você!

Apesar de ser bem rapidinho de fazer, não espere a véspera do Natal para começar. Venha decorar sua casa comigo!