Olá pessoal,

Inicio minhas publicações com um tapete de barbante redondo de flor que adorei tecer: este redondinho, parecendo uma flor repolhuda cujas camadas formam as pétalas.

O tamanho é você quem define, preferi deixá-lo deste tamanho (ele não é tão pequeno quanto aparenta nas fotos, pois foi produzido em barbante) por ter sido encomendado para o quarto de uma criança, para ficar ao lado da cama.

De forma mais detalhada, você pode ver as camadas que as pétalas formam. E também pode perceber que fiz o fundo utilizando outro tipo de barbante, o que deixou a receita bem mais barata e ainda simulou o miolo da flor.

Assim ficou o avesso, o fiz em barbante cru.

Os matérias que utilizei foram:

  • 1 novelo de barbante Barroco Multicolor nº 9563 (roxo mesclado): utilizei todo;
  • 1 novelo de barbante Barroco Multicolor nº 9384 (verde mesclado): sobrou um pouco;
  • barbante Soberano nº 6 cru (não sei afirmar a quantidade de barbante que usei porque compro embalagem de 2kg, são bem econômicas);
  • agulha de crochê de 3,5mm.

Este é o gráfico do fundo, que teci em barbante cru. Basicamente, você terá que tecer um circulo, prestando atenção nos aumentos para que fique plano (se houver aumentos demais fica ondulado, se houver de menos fica repuxado), o diferencial fica por conta destes pontos maiores: em vez de dar uma volta com a agulha na linha para fazer o ponto alto, você dará 3 voltas. Ao terminas o fundo você perceberá que o pontos maiores (os pontos altos de 3 voltas)  formam pequenas alças em relevo no seu círculo.

Nestas alças, você tecerá as pétalas, que fiz em roxo e verde. No gráfico acima consta a representação de como fazer tais pétalas. É a parte mais demorada, mas, também, é a mais fácil!

O resultado é um tapete muito bonito, dá um certo charme aos quartos femininos, e não fica muito caro, o que o torna viável para ser dado de presente, assim como para rentabilidade de sua venda.

Já pegou seus aviamentos? Então, divirta-se e mãos a obras!